Carta aos alunos

  • Posted: 02:50
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  • Author: GAU

Galera, encaminho uma carta aberta do aluno Paulo Bernardo, do 3º ano, aos seus colegas de turma. É um desabafo com relação à situação deles na disciplina de projeto, mas acaba questionando o próprio curso da UFPR e portanto, também se destina aos demais colegas de curso.
Também aproveito para lembrar que este espaço é administrado pelo GAU mas se algum aluno quiser se expressar, criticar, elogiar ou qualquer coisa do tipo, sinta-se em casa e encaminhe para alguém do grêmio que publicaremos aqui.
Att, Ronaldo.



Colegas de classe

Estava eu cá, hoje pensando com meus botões sobre nossas entregas durante as próximas semanas e teve uma delas que me deixou um pouco que desconcertado: a primeira entrega de projeto. Como todos sabem, para esse semestre teremos uma entrega um pouco diferente...
Trabalharemos num processo centrígufo, desenvolvendo primeiro as micro-partes para depois uma criação macro, que seria a tal da escola. Para a próxima quarta feira temos a entrega individual com as seguintes peças: planta de implantação, planta baixa, cortes e maquete, essa última envolvendo também entorno. Para tanto precisaríamos, de pelo menos, das medidas da quadra, as quais foram enviadas para a turma na terça feira, dia 14 de agosto, às 18h56, hora do dia que já todos estão em casa após um exaustivo dia de aulas, estágios, trabalhos e qualquer outro compromisso que cada um possua (ou seja, um dia do cronograma que não tivemos nenhuma assessoria, pois não possuíamos o material mínimo para projetar em mãos). Dia seguinte, quarta-feira, 15 de agosto. Aula de projeto trocada com a de desenho urbano, ou seja, pela manhã visita aos terrenos do trabalho de desenho urbano (ah sim, nós temos trabalhos de outras matérias que não sejam apenas projeto) e durante a tarde, que de acordo com o cronograma, uma palestra muito útil (porém igual a que já teve ano passado – até a piada sobre a estrutura que caiu foi a mesma), mas sem o tempo de assessoria que foi, de acordo com o cronograma, destinado aos alunos. Ou seja, nas duas aulas de projeto que tivemos essa semana, nossa assessoria foi igual a menos um! Semana que vem chegando, e 5 dias para terminar de desenvolver um projeto. Aquele que ninguém, a princípio, teve assessoria (se teve também, me conta aonde foi, quem sabe assim eu consiga uma às 3h da manhã de sexta, já que cogitam que eu não tenho mais nada de útil pra fazer da vida, creio que a recíproca deve ser verdadeira).
Continuando com o cronograma da próxima semana, terça feira temos a dita a assessoria: 40 alunos disputando 300 minutos com os nossos mestres, sendo que, se cada aluno leva 10 minutos conversando com eles, já precisamos 400 minutos de nossos tempos, ou 10 alunos que não se importem de não ter nenhum tipo de crítica e ajustes antes da entrega (e correndo o risco de escutar comentários bem desagradáveis de acordo com a forma e falta de conversa com o entorno, falta de proporção e erros estruturais, sendo esse último um assunto que todos nós entendemos muito bem com as nossas aulas de sistemas estruturais super práticas e de fácil aplicação à arquitetura). Ou, para reverter o projeto e incentivar a todos, podemos sugerir uma espécie de concurso na faculdade, um que a participação seja obrigatória, e passarmos a noite de terça pra quarta na faculdade. Creio que essa solução é bem bacana!

Pessoas, desculpem-me pelo e-mail longo, mas sei lá, não estou muito a vontade com toda essa situação desorganizada na faculdade, não apenas em assuntos de sala de aula, como o que retrata este e-mail, como também assuntos envolvendo a coordenação e pendências de mais de8 meses (né Paulinha?). E também uma das coisas que me fez escrever esse e-mail envolve um acontecimento durante essa semana sobre a charrete: quando indagada sobre as avaliações recebidas pela banca de votação e os projetos que não estavam expostos, uma das responsáveis do evento respondeu com toda a sua sinceridade “Então, não posso te dizer isso porque não foram avaliados todos os projetos... Avaliamos apenas aqueles que as equipes demonstraram interesse”. Me pergunto agora: depois de 24 horas na faculdade fazendo um projeto, saindo de lá com os dedos colados com super bonder, uma olheira maior que a bunda de um elefante, uma sensação de canseira e sono, isso é não demonstrar interesse o bastante para ter seu trabalho avaliado?

Creio que o que falta é interesse para com os alunos, e não vice-versa. Porque o respeito que é bom já foi faz tempo.


Paulo Bernardo